Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH
O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico considerado comum. Ocorre aproximadamente 5% das crianças e adolescentes, em mais da metade dos casos os sintomas também acompanham o indivíduo durante a vida adulta. 
O TDAH pode se apresentar com o tipo desatento, no qual a falta de atenção é o principal sintoma ou do tipo hiperativo, no qual a agitação e impulsividade são os principais sintomas. 
O portador de TDAH geralmente apresenta dificuldades escolares ou acadêmicas, alterações de comportamento e algumas vezes dificuldades no convívio social. Muitas vezes costumam ser indivíduos que tem dificuldade de concentração, memória, são desastrados, impulsivos, ansiosos e muito agitados. 
O diagnóstico precoce com tratamento adequado trazem benefícios significativos para o portador de TDAH, favorecem o aprendizado, convívio social e reduzem o sofrimento do paciente e familiares.
Algumas dicas podem ser úteis no dia a dia de um paciente com TDAH: 
1. A prática de atividades físicas com regularidade tende a amenizar os sintomas hiperativos
2. Manter o ambiente organizado ajuda a reduzir as distrações para auxiliar a concentração 
3. Alimentação saudável é fundamental, alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras tendem a piorar o comportamento e impulsividade. 

 
TDAH DEFICIT DE ATENÇão hiperatividade
TDAH deficit de atenção dificuldade concentracão hiperatividade